Bem-Vindo! / Welcome! / ようこそ!
"Stand Up! The Old School Era Still Remais."

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Os Mais Famosos Clones de NES do Brasil

O NES (Nintendo Entertainment System) ou Famicom (Family Computer no Japão) é um dos consoles mais versáteis já produzidos, e consequentemente durante toda sua história e vida útil que durou mais de 10 anos, ganhou e por incrível que pareça ainda ganha diversas versões paralelas ao redor do mundo. Desde visuais originais até cópias grotescas de outros consoles mais potentes, muitas pessoas só vieram a conhecer os grandes jogos já produzidos para o 8-Bit da Nintendo graças a eles.
E na terra da trambicagem não foi diferente. Graças a lei de reserva de mercado, o que impedia a importação direta de produtos eletrônicos, diversas empresas de eletrodomésticos legais ou não produziram suas versões do NES, popularizando os jogos do console pelo país. Tanto que muita gente, incluindo o que vos escreve, só veio mesmo conhecer o NES original muito tempo depois.
A seguir vou listar os 4 mais famosos aqui do Brasil, que garantiram muitas horas de diversão às inocentes crianças que mal sabiam que estavam jogando um console pirata.


4° - Phantom System
Produzido por: Gradiente
Onde Encontrar: Lojas de eletrodomésticos, segunda mão, feira do rolo.

Para o final da década de 80 o Phantom System tinha um visual peculiar, e os joysticks eram uma cópia escrachada da primeira versão dos de Mega Drive. O grande problema do Phantom era seus cartuchos de 72 pinos, muito difíceis de achar por aqui. Uma curiosidade é que a Gradiente, responsável por esse console viria a ser a representante oficial da Nintendo no país alguns anos mais tarde.


3° - Turbo Game
Produzido por: CCE
Onde Encontrar: Lojas de Eletrodomésticos, com o vizinho de 6 anos de idade, desmontado e jogado no lixo.

A versão paralela do NES produzida pela CEE apesar de popular por aqui, foi um equívoco mesmo sendo teoricamente a evolução de um outro paralelo da mesma empresa, o Top Game. O visual não era nada agradável, e a única coisa que eu pensava a respeito dos joysticks invertidos era que houve algum tipo erro na confecção ou que o engenheiro responsável ficou louco de vez.


2° - Dynavision

Produzido por: Dynacom
Onde Encontrar: Depende da versão, mas geralmente nas Casas Bahia pelo preço de um Playstation 4.

Na minha opinião o Dynavision é a versão definitiva do NES pirata. O Dynavision 4 vinha com as duas entradas para tanto o padrão norte americano quanto o japonês (72 e 60 pinos respectivamente) e o joystick tinha 6 botões, inlcuindo um AB Turbo e um Slow Motion em forma de uma pequena chave que você poderia ligar atrás do mesmo. Também vinha de fábrica com um ou dois cartuchos lotados de jogos praticamente impossíveis de terminar.


1° - Polystation
Produzido por: Algum Chinês
Onde Encontrar: Na Aparecida do Norte por R$30,00

Guardei o melhor para o final.
Quantas crianças desse país já não acharam que o pai tinha comprado um Playstation e quando abriu o compartimento de CDs se surpreendeu com uma entrada para cartuchos(!)?? Esse sentimento não tem preço. O brasileiro que já teve um desse sem dúvida vai lembrar, e talvez até ainda o guarde como um item de colecionador.


Existem muitos outros além desses, e mais ainda serão produzidos. Quem sabe graças a essas pérolas piratas as crianças de hoje em dia terão a chance de conhecer um dos maiores consoles já feitos.


=====================~///~///~=======================
See Ya...Have Fun! o/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...