Bem-Vindo! / Welcome! / ようこそ!
"Stand Up! The Old School Era Still Remais."

sábado, 28 de novembro de 2015

Batman: Return Of The Joker - [1991,1992 - Sunsoft]

Um ano antes do segundo filme do Batman ser lançado e outras empresas como a Sega e a Konami se tornarem responsáveis pelos jogos do cavaleiro das trevas, a incrível Sunsoft decidiu fazer uma sequência para seu primeiro jogo do homem morcego, baseado no filme de 1989. E, apesar do primeiro ainda ser um jogo inesquecível tanto pelos belos gráficos, música e dificuldade, a sequência também merece atenção.
Batman: Return Of The Joker (Dynamite Batman no japão), ao contrário do primeiro Batman desenvolvido pela SunSoft para NES, não é baseado em filmes, e pelo que eu saiba em nenhum arco de histórias da DC, mas a premissa é bem familiar: O maior vilão do universo DC retorna dos mortos e cabe ao homem-morcego detê-lo.
O que mais impressiona nesse game sem dúvida são os gráficos, que levam o hardware do NES ao limite. A Sunsoft conseguiu detalhar e aprimorar ainda mais os gráficos comparados ao primeiro game, a ponto de parecer um jogo antigo de Mega Drive, e não de NES. Tanto que o principal marketing do game na época era "looks at hot as 16-bit!", e eles estavam certos.
Também, a música é outro fator de destaque. Melodias incrivelmente bem compostas e profundas, dificilmente saindo da cabeça após algumas rodadas. Um fator interessante é que assim como outros jogos da Sunsoft na época, a capacidade DPCM do NES é usada como um baixo, e não percussão. Esse pequeno truque, chamado mais tarde de "Sunsoft Bass" dá um som único e bem caracterísco às músicas compostas para jogos em 8 bit.
Mas, apesar de todos esses fatores, foi mesmo a jogabilidade que me chamou a atenção. O Batman nesse jogo não dá um soco sequer. Ele vem equipado com uma espécie de arma em seu pulso e unicamente com essa arma que ele ataca os inimigos. Graças a um pequeno item com uma letra, podemos escolher entre 4 tiros diferentes, similar á série Contra. E mais: Em duas fases o jogo muda totalmente, se transformando em um Shoot Em' Up onde você continua atirando nos inimigos, cujo destaco mais uma vez os gráficos em parallax.



=====================~///~///~=======================
Remake
 
Um ano depois um remake do game foi lançado para Mega Drive (com o nome levemente alterado para Revenge ou invés de Return), destruindo a empolgação de muitos que gostariam de vê-lo em genuínos 16 Bit. A conversão porcamente feita, mantém a estrutura das fases, jogabilidade e os mesmos arranjos musicais, mas é praticamente outro jogo. Conseguiram deixar o sprite do Batman incrivelmente tosco, e os gráficos, que apesar de mais profundidade graças aos 16 bit, é muito inferior ao de NES. Infelizmente, foi essa versão que joguei primeiro, e que fez eu evitar de conhecer a de NES, durante certo tempo.



Uma versão de SNES também estava em desenvolvimento mas felizmente nunca viu a luz do dia. E jogando a rom beta  dá para entender a razão do jogo não ter sido lançado: É simplesmente MUITO ruim.

=====================~///~///~=======================
See Ya...Have Fun! o/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...