Bem-Vindo! / Welcome! / ようこそ!
"Stand Up! The Old School Era Still Remais."

sábado, 13 de julho de 2013

Filmes da Infância: Trilogia Back To The Future



Os anos 80 foram um marco na história do cinema. Foi nessa década onde a maioria dos filmes tinham bons roteiros, diretores, atores, e concordando ou não, os melhores efeitos especiais (Na minha opinião, claro).

Foi na década de 80 que vimos o cinema crescer com títulos como Batman(1989), RoboCop(1987), Rambo(1982), Indiana Jones(1981), e um dos títulos que marcaram a minha infância e até hoje ainda está na minha vida: A série Back To The Future, ou De Volta Ao Futuro no nosso país Tupiniquim.

Back To The Future é uma trilogia que aborda o tema de ficção científica e conta a história de Marty McFly , o doutor Emmett Doc Brown,  e a máquina do tempo criada por ele a partir de um DeLorean DMC-12.

Ambos os 3 filmes foram dirigidos por Bob Gale, escritos por  Robert Zemeckis e produzidos pelo brilhante Steven Spielberg, que mostra muito bem do que é capaz.

=====================~///~///~=======================


Back To The Future (1985)


O primeiro filme, Back To The Future, foi lançado em 1985 e inicia todo o enredo temporal da série, onde Marty é enviado acidentalmente de volta no tempo de 1985 para 1955, 30 anos antes. Nesse passado, ele conhece seus pais, e sua mãe acaba se apaixonando por ele. A medida que todo o enredo se desenrola, ele consegue fazer seus pais se apaixonarem novamente reparando os danos na história  e voltar ao presente com a ajuda do doutor Emmett Brown de 1955.

Com todos os elementos que fazem um filme ser um sucesso, Back To The Future foi um sucesso de Bilheteria, gerando incríveis $383.87 milhões de dólares, ficando no topo dos filmes mais aclamados de 1985. E até hoje é um dos filmes mais aclamados dos anos 80, com um score de 97% no site Rotten Tomatoes.
Michael J. Fox interpretou o protagonista, sendo ele a escolha inicial entre os produtores, porém o ator estava atarefado com a sitcom Family Ties. Eric Stoltz foi a segunda escolha, e até chegou a filmar 1 mês das cenas do filme, porém Zemeckis percebeu que Stoltz não era o ator ideal para interpretar McFly, devido a não ter senso de humor e ser muito dramático para a personalidade positiva e bem humorada do personagem.

Christopher Lloyd interpretou o doutor Emmett Brown. De início, ele não aceitou a proposta, porém após ler o roteiro e persistência de sua esposa, concordou em participar do projeto.  É um pouco óbvio isso, mas Christopher Lloyd se inspirou em Albert Einstein e até improvisou sua atuação em algumas cenas, dando mais naturalidade na ‘insanidade’ totalmente simpática do personagem.

Apesar do final totalmente sugestivo, originalmente Back To The Future não iria ter nenhuma sequência. Porém, devido ao sucesso de bilheteria, os produtores resolveram complicar novamente a linha temporal do primeiro Filme.




Back To The Future Part II (1989)


Back To The Future Part II foi lançado em 1989, e devido ao tempo extra que Michael J. Fox estava fora do Family Ties, o filme foi gravado em Back-To-Back juntamente com o Part III, inclusive algumas cenas deste gravadas antes do segundo.

A história continua exatamente do final do primeiro filme, cena essa que foi regravada praticamente idêntica quadro a quadro com o primeiro filme, onde o Dr. Doc Brown volta do futuro e diz que os filhos do Marty estão correndo perigo. Com essa revelação, ele convence o Marty e sua namorada Jennifer Parker, a entrar no DeLorean e ir 30 anos  para futuro, em 2015.

Marty consegue salvar seu filho, porém, Biff Tannen, o principal antagonista do primeiro filme, já velho no futuro, rouba a máquina do tempo e consegue distorcer toda a história desde 1955, onde se cria uma 1985 violenta, sombria, e alternativa.

            Marty então descobre a razão de tudo isso e volta a 1955 para corrigir todos os problemas e a linha temporal voltar ao normal, com a total precaução para não afetar os eventos do primeiro filme, já que ele volta para a mesma data no passado, e vê novamente todos os eventos chaves do filme anterior.

Marty consegue corrigir novamente a linha temporal, porém, um raio atinge o DeLorean, e acidentalmente envia o doutor 70 anos no passado, em 1885, abrindo o enredo do terceiro filme.

            Desde o início do projeto para a sequência,  demorou 2 anos para que tudo estivesse pronto para começar as filmagens.  A concepção do futuro foi a mais trabalhosa, mas ficou exatamente da forma que Zemeckis queria que estivesse, visto que ele queria um 2015 não sombrio e degradante, e sim um belo e brilhante, onde a tecnologia ajudava realmente as pessoas. Inclusive foram feitas diversas pesquisas com cientistas na época sobre o que eles achavam que teria por volta de 2015.

Apesar de algumas invenções utópicas, o filme realmente previu algumas invenções reais após 1989, como as TV’s slim, a possibilidade de assistir vários canais ao mesmo tempo, e até os vídeo-games não precisarem mais de controles, ou fios.

Apesar de tímida comparado ao primeiro filme, a bilheteria foi um sucesso, arrecadando 332 milhões ao redor do planeta, ficando no Ranking do 6° filme mais bem sucedido de 1989, logo atrás de “Indiana Jones and The Last Crusade” e “Batman”.

O filme ganhou o Saturn Awards pelos melhores efeitos especiais, e está na lista da Empire Magazine de 2008 dos “500 melhores filmes de todos os tempos”.







Back To The Future Part III (1990)


Back To The Future Part III foi lançado 6 meses depois do Part II, e assim como o último filme, continua exatamente onde o anterior terminou, onde o DeLorean é atingido por um raio em 1955 quando o Marty e o Doc iriam voltar para 1985.

Logo após o evento, Marty descobre que o professor está preso em 1885 e decide ir até lá, com a ajuda do Doc de 1955, para salvar o professor e trazê-lo de volta ao presente.

A idéia de um filme Western veio de Michael J. Fox desde antes do primeiro filme, que, quando perguntado para qual época ele gostaria de viajar, ele respondeu: “Queria voltar ao velho-oeste e conhecer os cowboys.” A ideia foi guardada e usada apenas no terceiro filme, expandindo mais ainda a linha temporal da série, e fazendo Marty voltar mais no tempo para corrigir os erros na história.

As filmagens foram feitas na Califórnia e no Arizona, e foram usados os cenários reais de ambos os lugares, e visto que ele voltou mais 70 anos no passado, todos os cenários de Hill Valley foram refeitos desde o início, com os cenários do velho-oeste.

A recepção do terceiro filme foi a menor dos três, arrecadando 243 milhões ao redor do mundo, porém, a crítica especializada recebeu a terceira parte de forma bastante positiva, mais até do que o filme anterior, inclusive. O site Rotten Tomatoes deu um review de 73%, e a Empire magazine deu ao filme 4 de 5 estrelas, mencionando que “O filme consegue recuperar o interesse do primeiro filme, e conta com uma história completa e divertida.” A Empire também mencionou, que, a série Back To The Future teve uma das melhores e mais marcantes máquinas do tempo de todo o cinema.


=====================~///~///~=======================



A série Back To The Future marcou não só a minha infância, como a de muita gente. As viagens no tempo, os 3 filmes serem totalmente ligados, o carisma dos atores e toda a curiosidade de saber como é o futuro e como foi o passado são características praticamente únicas dessa série, visto que nenhuma outra teve tanto sucesso ou público.

Até hoje, fãs da série ainda lembram dos Hoverboards, da secagem automática, do visual do protagonista, dos Nikes automáticos, da torre do relógio que ajudou o protagonista, e da complexa linha temporal que, se o telespectador não tiver neurônios, jamais vai entender.

Nunca achei necessário um Part IV, visto que se isso acontecesse, a série original ia perder todo o brilho e carisma para essa geração fraca de agora, e pior ainda, sem Michael J. Fox e Christopher Lloyd. Um pecado mortal para os fãs mais conservadores.

Sem dúvida, umas das melhores e inesquecíveis séries não só dos anos 80, mas de todo o cinema, que mesmo eu, depois de velho, jamais vou me esquecer.



=====================~///~///~=======================
See Ya...Have Fun! o/

Um comentário:

Blogger disse...

Order a professional Sparkling White Smiles Custom Teeth Whitening System online and get BIG DISCOUNTS!
* 10 shades whiter in days!
* Results Are Guaranteed.
* Better than your dentist.
* Same Teeth Whitening Gel as dentists use.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...