Bem-Vindo! / Welcome! / ようこそ!
"Stand Up! The Old School Era Still Remais."

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Gamegrafia : Shinobi[1987 - 2011]

Atualizado em 01/12/2015
Shinobi, não só para mim mas como para a grande maioria de retrogamers ao redor do mundo é um dos maiores trunfos da Sega. Começando de forma humilde nos Arcades em 1987 e partindo pouco tempo depois com ports e títulos inéditos para os consoles domésticos, a série se tornou uma referência para jogos de ação graças á jogabilidade fluente, cenários bem elaborados e dificuldade insana, imperdoável.
Um dos maiores títulos da série, e que também me fez conhecê-la pela primeira vez, é a sequência do Arcade produzida exclusivamente para Mega Drive em 1989, The Revenge Of Shinobi (The Super Shinobi no Japão). Esse game introduziu muitos elementos que se tornariam pilares para os outros games da série, como os famosos shurikins e sua capacidade limitada, a roupa branca e vermelha do protagonista (geralmente Joe Musashi) e cenários impressionantes. A música por sua vez, fora composta por ninguém menos que Yuzo Koshiro, que ficaria conhecido mais tarde pela trilha sonora da trilogia Streets Of Rage e ActRaiser. No game em questão, Yuzo faz um trabalho que torna impossível não o colocar no topo dos maiores compositores: Música forte, marcante e eclética, variando desde música japonesa a Hip-Hop e Heavy Metal, encaixando de maneira brilhante em cada cenário em que o jogador está.
Após o divertido Shinobi Legions de 1995, a Sega decidiu dar uma pausa na série até 2002 quando ela retorna revigorada ao Playstation 2, e recentemente em 2011 mais um título é lançado para o 3DS sob o nome de Shinobi 3D.
Assim, Shinobi merece estar em qualquer lista das maiores séries de videogame, por definir reinventando a fórmula maravilhosa que é o side scrolling, se tornando referência a jogos futuros, e por ser tão divertida, viciante e inesquecível.


1987 - Shinobi
DOWNLOAD(MAME)


1988 - Shinobi
DOWNLOAD(MASTER SYSTEM)


1989 - Shinobi
DOWNLOAD(AMIGA)


1989 - Shinobi
DOWNLOAD(ATARI ST)


1989 - Shinobi
DOWNLOAD(COMMODORE 64)


1989 - Shinobi
DOWNLOAD(NES)


1989 - Shinobi


1989 - Shinobi


1989 - The Revenge of Shinobi


1989 - Shadow Dancer


1990 - Shadow Dancer: The Secret of Shinobi


1990 - The Cyber Shinobi


1991 - GG Shinobi


1992 - GG Shinobi 2: The Silent Fury


1993 - Shinobi III: Return of The Ninja Master


1995 - Shinobi Legions


2002 - The Revenge of Shinobi


2002 - Shinobi




2003 - Kunoichi
DOWNLOAD(PLAYSTATION 2)


2011 - Shinobi 3D
DOWNLOAD(3DS)


=====================~///~///~=======================


=====================~///~///~=======================
See Ya...Have Fun! o/

3 comentários:

Charlot Belmon disse...

que odio dessa versão shadow dancer um golpe e vc morria...para mim o melhor de todos é o the revenge of shinobi

Viniciado disse...

Parabéns pelo blog, Winys, só achei a sua análise "gamegrafia" curtinha, pois você manja dos jogos. Desses Shinobi só não joguei a versão de Game Boy, Game Gear, Saturn e a versão que não conhecia da Shinobi feminina pra PS2...parece que é bem massa e vou caçá-la.
Notei que a Shadow Dancer não é muito bem quista por muitos, mas pra mim é uma das melhores, junto com a primeira versão, Revenge of Shinobi e Shinobi PS2. Shadow Dancer foi um dos primeiros jogos que zerei no fliper e lembro da cara da galera quando um moleque terminou aquele jogo com duas fichas...eu gostava mesmo, tanto quanto E-SWAT...quando saíram pra videogame foram os primeiros jogos que comprei...mas Shinobi é um clássico da SEGA e que tomara, continue gerando boas franquias.
Parabéns pelo blog que passarei a acompanhar mais.

GabrielLoko disse...

Cu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...